Publicado em

Receita de Tapioca com Linhaça

tapiocalinhaça

Hoje vamos falar do campeão entre os que procuram por reeducação alimentar, para os alérgicos a Glúten ou que simplesmente amam o sabor e versatilidade desse produto 100% nacional, a amada tapioca! Muita gente conhece, mas poucas pessoas conseguem identificar o processo pelo qual ela é feita, embora seja muito simples. Achou que era só comprar a goma e pôr na frigideira? E se eu te contasse que existe uma maneira mais barata que possibilita que você deguste essa iguaria nacional de maneira mais fresca?

Para quem não sabe a goma de mandioca nada mais é que Fécula de Mandioca hidratada. Sendo assim, é muito prático ter a fécula de mandioca, ou polvilho doce, como também é conhecido, estocado em casa, pois diferente da Goma, que após alguns dias na geladeira já não possui um sabor tão fresco, pode ser feito a qualquer momento. Após absorver a umidade da água ela pode ser chamada de goma e fica pronta para o consumo. Logo abaixo mostraremos como você pode transformá-la em goma. Esse amido é rico em valores energéticos, sais minerais, como ferro, cálcio e fósforo, além de vitaminas do complexo b e potássio e tudo isso sem possuir gorduras.
Sem mais delongas, vamos a Receita!

Primeiro passo:

Para hidratar o polvilho, coloque em uma vasilha a quantidade que você precisa, cobrindo com água. Misture um pouco. Se notar que ainda não está muito úmido, coloque mais água. O ideal é que ele fique molhado o suficiente para mexer com uma colher com facilidade. A medida de 1 kg de fécula para 1 litro de água também pode ser usado.
– Deixe descansar por 12 horas. Caso tenha excesso de água, livre-se desse excesso de líquido que ficou por cima da fécula umedecida.
– Após se livrar da água sobressalente, envolva a massa em um pano para secá-la. Pressione para que seja retirado a água da massa.
– Utilize as mãos para ir quebrando a massa até que fique esfarelada.

Segundo passo:

Separe uma frigideira antiaderente, coloque uma pitada de sal, uma colher de chá de linhaça dourada e frite a massa em fogo baixo. Quando notar uma leve fumacinha saindo, a tapioca está pronta.
Terceiro passo:
Recheie da maneira que preferir! Que tal um recheio saudável, que te dê energia pras atividades do dia? O importante é variar. Experimente Ricota com Frango, Ovo mexido com linhaça, creme de avelã, as possibilidades são infinitas.

Dica: Varie também a Linhaça, utilizando Chia e Farelo de aveia. Lembrando que é importante enriquecer a massa da tapioca, já que sua farinha branquinha necessita do acompanhamento de fibras.

fonte:http://saramedeirosnutricionista.blogspot.com.br/2013/12/tapioca-como-fazer.html
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *