Publicado em

Os Benefícios da Farinha de Banana Verde

Farinha de Banana Verde

A Farinha de Banana Verde liofilizada é feita a partir de um dos alimentos mais completos da natureza, a própria banana-verde ou quando está no ponto de “quase madura” seu processo é industrializado.

A Banana Verde possui excelentes propriedades nutritivas, mas, como é impossível comer a fruta “in natura verde” devido a liga que amarra a boca e ao gosto amargo, pesquisadores nutricionistas descobriram uma forma ideal para a ingestão diária, a Farinha de Banana Verde de maneira que o teor nutritivo permaneceu inalterado.

O que é liofilizado?

A liofilização trabalha congelando o alimento (frutas, ovos, carnes, etc.), depois é encaminhada para a câmara de vácuo e aumento gradativo da temperatura, reduzindo-se deste modo a pressão circunvizinha, o que permite à água congelada no material passar diretamente da fase sólida para a fase gasosa sem passar pela fase líquida (Esse processo só é possível devido ao valor extremamente baixo de pressão que o alimento é submetido, a pressão reduzida em alimentos altera o ponto de vaporização da água contida nele, sendo assim, quanto menor a pressão que um alimento é submetido, a água dentro do alimento, terá também um ponto de vaporização menor, tornando mais fácil o processo de sublimação) – de modo similar àquela que faz com que os cubos de gelo não utilizados encolham em um freezer frost-free – sem entretanto destruir lhe as propriedades nutritivas, pois mantém intactas as paredes celulares que seriam destruídas na evaporação. O índice de água extremamente reduzido que resulta inibe a ação dos microrganismos e das enzimas que normalmente estragam ou degradam a substância.

Quais os benefícios em consumir a Farinha de Banana Verde

A inclusão no cardápio para a preparação de receitas ou usar o produto “in natura na forma da Farinha de Banana Verde”, traz inúmeros benefícios a saúde, a principal é que ajuda a emagrecer pois tem menos calorias e carboidratos, evitando assim, o acúmulo de gordura, também reduz futuros problemas como diabetes, já que evita picos da glicose, além de prolongar a vontade de comer.

Uma das fontes mais poderosas da Farinha de Banana Verde é a substância chamada de amido resistente, responsável em melhorar a imunidade, a digestão e os índices glicêmicos tão importantes para a saúde.

A importância deste amido na forma resistente é que pode ser encontrado em índices que variam de 55 a 93% na Farinha de Banana Verde, isso porque ele é absorvido somente pelo intestino delgado e não no estômago, isso significa que não será liberado glicose no sangue.

Outra das vantagens da Farinha de Banana Verde é que possui menos sacarose, açúcar natural das frutas, por isso não há riscos para adquirir diabetes, é zero em gorduras e as fibras regulam a função dos intestinos, sem falar da sensação de bem-estar que proporciona com a substância liberada a serotonina, além de minimizar nas mulheres os sintomas da TPM.

A Farinha de Banana Verde pode ser incluída no cardápio em até 2 colheres ao dia, (cerca de 30 gramas) ou a critério do nutricionista, e nesta pequena quantidade já tem os seguintes nutrientes:

  • 10% de fibra
  • 8% de fósforo
  • 7% de carboidrato
  • 6% de ferro
  • 5% de cálcio
  • 3% de magnésio
  • 2% de manganês
  • 1% de proteína

Farinha de Banana Verde emagrece mesmo?

Com certeza, incluir a Farinha de Banana Verde na dieta é uma excelente escolha, principalmente pela presença da substância chamada amido resistente, graças a sua ação que age sobre o estômago, a sensação de saciedade é mantida por horas, por isso, é fácil perder os “quilinhos a mais” em pouco tempo.

Outro fato comprovado é que diminui o colesterol visto que osácidos graxos de cadeia curta são responsáveis pela redução da absorção do colesterol no intestino, reduzindo e muito o LDL (colesterol ruim).

A saúde então, fica em dia já que o LDL em excesso pode acumular placas de gordura entupindo as artérias do corpo, iniciando uma aterosclerose, onde infarto ou AVC podem surgir sem aviso.

Como consumir a Farinha de Banana Verde

Você pode escolher entre diversas maneiras, importante é observar que não ultrapasse a ingestão de 2 colheres diárias, ou conforme orientação do nutricionista. Pode ser polvilhada sobre qualquer alimento como frutas, iogurtes sem açúcar, misturada a sucos sem açúcar, sopas, caldos, ou onde a imaginação mandar. Pode polvilhar sobre saladas ou outros alimentos pois o gosto em nada será alterado.

Na hora de fazer pães, tortas ou bolos, pode substituir metade da quantidade da farinha de trigo da receita, pela Farinha de Banana Verde, os pratos continuarão deliciosos, mas, muito nutritivos.

Benefícios

É um alimento saboroso e nutritivo; tem 84% de amido resistente, que é um carboidrato que tem propriedades fisiológicas semelhantes às das fibras.
O amido resistente não é absorvido pelo intestino; quando ele chega ao intestino grosso, é digerido pelas bactérias que ali existem e produzem substâncias que são benéficas tanto no intestino grosso como no nosso organismo em geral, portanto o amido resistente assemelha-se às fibras solúveis (Absorvem água e são fermentadas no intestino grosso).

Por conta disso quando acrescentada à alimentação, proporciona muitos benefícios para o organismo:

  • Efeito prebiótico ( a fibra fermenta no intestino produzindo bactérias benéficas para nosso corpo);
  • Melhora a prisão de ventre.
  • Promove sensação de saciedade e diminui e a fome
  • Evita o aumento de glicose no nosso sangue e como conseqüência, o diabetes;

Torta Salgada com Farinha de Banana Verde

Ingredientes

  • 5 ovos grandes
  • 2/3 xícaras de óleo
  • 3 xícaras de leite
  • 3 colheres (sopa) de queijo ralado
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de Farinha de Banana Verde
  • sal a gosto
  • 1 1/2 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de Preparo

No liquidificador, coloque os ovos, o óleo, o leite e o queijo ralado, bata bem até ficar tudo homogêneo.Junte a farinha de trigo e a Farinha de Banana Verde aos poucos, ligue e desligue o liquidificador até acrescentar as farinhas, por último o fermento e bata só mais um pouco.

Despeje numa assadeira untada e enfarinhada, 1º metade da massa, e por cima o recheio de sua preferência (pode ser refogado de legumes, frango, qualquer recheio menos calórico) despeje o restante da massa por cima.Leve para assar em forno preaquecido a 180ºC por 40 minutos, ou até que esteja levemente corado.

Se preferir pode polvilhar antes de ir ao forno sementes de chia, linhaça ou outra de sua preferência para ficar crocante e ficar mais funcional e nutritiva. Pode servir quente ou fria.Bom apetite!

********

#FIKADICA:

Farinha de Banana Verde da Naturelt!

Um comentário sobre “Os Benefícios da Farinha de Banana Verde

  1. Parabéns pelo site gostei muito. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *