Publicado em

Benefícios de uma boa postura

Benefícios de uma boa postura

Muitas pessoas pensam que a postura é apenas uma questão estética, mas os problemas que uma má colocação da coluna pode causar são vários e bem sérios.

Muitos fatores influenciam nessa boa ou má postura, desde o sexo até a situação emocional e seus hábitos. A boa postura pode corrigir muitos desses aspectos com seus benefícios. Não sentir-se curvado nem passar sentindo dor nas costas pode deixar você mais confiante e animado, melhorando, inclusive, a sua auto-estima.

A má postura é muito comum em pessoas que exerçam trabalhos em escritórios, onde ficam muitas horas em frente ao computador. A altura da mesa e da cadeira é muito importante, além da distância que você deixará entre você e a mesa. Tudo isso influencia na maneira como você irá sentar para trabalhar. Você poderá estar curvando a coluna de várias maneiras.

Quando você senta ou fica de pé, é importante manter os ombros relaxados, para trás, e abaixados, com a barriga para dentro. Assim, evita o encurvamento das costas que, com o tempo, pode evoluir para um arredondamento acentuado das costas, com a cabeça sendo projetada para frente.

Nossa cabeça pesa aproximadamente 5 kg e deve ficar centralizada no meio dos ombros. Quando a cabeça está inclinada para frente, para cada 2.5 cm de projeção, as forças de compressão no pescoço aumentam cerca de 5 kg. Com esta translação da cabeça para frente a cabeça passa a pesar 10 kg; se estiver projetado 5 cm para frente, pesa 15 kg e assim em diante. Verifique. Mantenha um objeto de peso perto do seu corpo e depois à frente, afastado do corpo. Quanto maior a distância entre o objeto e seu corpo, maior o peso.

Sobrecarrega menos os músculos da coluna

Quando o tronco fica inclinado, os músculos e as estruturas associadas têm de fazer muito esforço para manter a cabeça erguida. Este esforço o dia inteiro, enquanto a pessoa estiver sentado ou em pé, sobrecarrega os músculos, gerando cansaço e tensão. Estando o condicionamento físico dos músculos deficiente, podem ocorrer lesões como estiramentos ou entorses. Resultado: DOR no pescoço, ombros, e braços; dores de cabeça; perda de qualidade de vida.

Melhora a respiração, digestão e circulação

Sentar numa posição correta garante uma distribuição mais equilibrada do peso ao longo da coluna. A postura alinhada deixa a respiração mais fácil e mais eficiente porque permite o funcionamento correto do diafragma e do tórax, que não ficam comprimidos. Com a parte baixa do abdômen descomprimida, a digestão melhora e a circulação também.

Para ter uma boa postura:

1– Nunca pegar um peso no chão sem flexionar os joelhos;2– Quem fica longo tempo em pé, deve evitar ficar apoiado em uma só perna;

3– Nunca virar o tronco abruptamente, os pés devem acompanhar o movimento do corpo

4– Não fique sentado durante horas seguidas; levante durante cinco minutos, caminhe, alongue os braços e pernas e volte ao trabalho;

5– Coloque um apoio nos pés que possibilite mantê-los em um ângulo aproximado de 90 graus;

6– Regule o encosto e o assento da cadeira de acordo com sua altura;

7– Evite apoiar os pés nas rodinhas da cadeira;

8- Ao escrever no computador, mantenha o cotovelo na mesma altura da mesa;

9– Coloque o monitor do computador a uma distância de 40 a 60 cm do rosto;

10– Para digitar utilize apoios para o punho e o cotovelo, assim alivia o ombro.

fonte: https://todaperfeita.com.br/beneficios-de-uma-boa-postura/
http://www.mundosemdor.com.br/vantagens-da-boa-postura/
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *