Publicado em

10 curiosidades sobre o Ágar

 

Hoje nosso papo é a respeito do ágar-ágar. Nunca ouviu falar? Então senta que esse produto é poderoso e você vai amar saber mais sobre ele. O Ágar-ágar, chamado também de agarose ou simplesmente ágar para os íntimos, é uma substância retirada das paredes celulares das algas vermelhas que possui ótimos benefícios para nós. Embora o nome seja um pouco engraçado, ele tem origem no malaio, onde seu significado é gelatina. Confira abaixo 8 curiosidades que você não sabia sobre o ágar-ágar.

  • Cresce, e muito!

O Ágar é insolúvel em água fria, porém quando em contato com a água quente, tem um alto poder de absorção de líquido, podendo chegar até 3 vezes seu volume quando ingerido.

  • É famoso mundo afora

Esse poder fez com que uma dieta fosse criada no Japão chamada de Kanten. Como ele aumenta de tamanho, faz com quem o consome sinta uma sensação de saciedade, contribuindo para a diminuição do peso.

  • É magrinho, magrinho

Seu baixo teor calórico e sua grande quantidade de fibras contribuem para o bom funcionamento do intestino e reduz a absorção de gordura.

  • Xô, flacidez!

Quando consumido com regularidade ele promove a elasticidade da pele, diminuindo a flacidez ocasionada pela perca de peso. 

  • Desintoxica e hidrata!

Quando consumido em forma de chá, tem ação desintoxicante e hidratante, colaborando para a beleza da pele. Para utilizá-lo como chá basta usar uma colher de chá de pó de ágar em um copo de água morna. Espere dissolver e aproveite. Detalhe: é sem gosto. 

  • É ótimo para receitas de doce

Pode substituir facilmente a clara de ovo em receitas. Ótimo para quem é alérgico ao ovo e para os que desejam uma receitinha mais leve. Além disso, seu poder de gelificar é maior do que o da gelatina comum, podendo também substituí-la em preparos. Uma colher de chá de ágar-ágar em pó rende uma xícara de chá de gelatina. 

  • Os bichinhos não sofrem

Diferente da gelatina comum que tem origem animal, o ágar é de origem vegetal. Ou seja, nenhum bichinho sofreu para extrair essa substância. Se você é adepto de uma dieta vegana ou não curte sofrimento animal, vai aderir. 

  • É atóxica

Não precisa se preocupar em ter reação alérgica, já que ela não causa nenhum mal à saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *